Bom dia, Petrobrás!
Agradeço aos senhores e senhoras, burocratas fartos de sabedoria, pela fumaça que mina a saúde dos brasileiros. Os 2000 ppm de ENXOFRE [duas mil partes de enxofre por milhão] que insistem em não retirar do diesel nos fazem experimentar sensações indescritíveis quando somos banhados pelas nuvens de materiais tóxicos emitidas por ônibus, caminhões e outros veículos.
Os japoneses, europeus e norte-americanos não têm esta experiência, já que em seus países, o diesel não pode conter mais do que 50 ppm do fétido e perigoso componente. Não haverá punição aos senhores e senhoras, porque seu crime é discreto. Mas, em algum momento, com certeza, também a sua percepção irá denunciar que isto não é correto, e que as mais de 4 000 mortes anuais causadas pela poluição atmosférica, somente na cidade de São Paulo, cobrarão um preço. Se a maioria das pessoas ainda não sabe disto, eu e outros tantos sabemos!
[Sonia Hess é engenheira química, mestre e doutora em Química pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com pós-doutorados no Instituto de Química da UNICAMP e na Università Cattolica del Sacro Cuore de Roma. Atualmente é professora e pesquisadora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).]