domingo, 24 de outubro de 2010

CineArt – UFMS apresenta: O SÉTIMO SELO

O SÉTIMO SELO, filme sueco de 1956, escrito e dirigido por Ingmar Bergman, recebeu propositadamente esse título, que remete ao livro bíblico do Apocalipse, porque Bergman situou no mundo medieval as questões essenciais sobre o medo do final dos tempos, o medo apocalíptico.

O filme tem por tema a morte: um cavaleiro que volta da Cruzada da Fé para encontrar a peste em sua terra. Quando ele se depara com a morte personificada, aceita-a como um visitante esperado, mas propõe-lhe uma negociação ― numa disputa de xadrez ― para ganhar tempo e indagar sobre o sentido do viver e do morrer, em uma busca de entendimento através da racionalidade. Essa pausa no rumo da morte serve para questionar o propósito da aflição e o caminho para fugir desse destino.

Em O SÉTIMO SELO o sagrado é mudo; Deus e o Diabo apenas existem na voz dos charlatães. Há o cavaleiro e seu escudeiro ― que remetem a Dom Quixote ― como contrapontos da forma de encarar a existência. O escudeiro, cujo pragmatismo revela um conhecimento do mundo distante dos questionamentos e indagações do cavaleiro, transita entre o mundo da taverna e o do filósofo. Os artistas de uma família são os únicos personagens que sobrevivem à Morte — a performance vital do malabarista ingênuo e das demais pessoas que vivem pela arte.

CineArt - UFMS apresenta “O SÉTIMO SELO”, de Bergman

Data: Amanhã, dia 25 de outubro – segunda-feira
Horário: às 13h
Local: Sala do Mestrado em Física, na Unidade V
Endereço: UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande
ENTRADA FRANCA
 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger