Uma das fotos de Marcelo Buainain que fez parte da mostra "Bressonianas — A influência de Henri Cartier-Bresson no Brasil".
A mostra, realizada sob curadoria de Eder Chiodetto, apresentou 42 imagens de sete renomados fotógrafos brasileiros que declaradamente revelaram esta belíssima influência nas suas obras. São eles: Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Flávio Damm, Juan Esteves, Marcelo Buainain, Orlando Azevedo e Tuca Vieira. A propósito: Marcelo Buainain é sul-mato-grossense, de Campo Grande.
O texto abaixo foi clipado de um comentário do fotógrafo, incluído no álbum BAHIA – SAGA E MISTICISMO, na sua página do site Facebook:
E ASSIM TUDO COMEÇOU...
No início da década de 90 travei um íntimo contato com a obra do fotógrafo Cartier Bresson. O cenário foi em Londres, no interior do Victoria and Albert Museum, onde tive o privilégio de manusear e reproduzir quase trezentos originais do mestre francês. Anos mais tarde, atendendo ao convite do curador Eder Chiodetto, debrucei-me sobre o meu arquivo em busca de algumas imagens que tivessem uma conotação bressoniana. Essa experiência me revelou algo que desconhecia até então, a importância e a dimensão da influência da obra do Bresson sobre o meu olhar.
Marcelo Buainain