Tudo começou com esta foto aí ao lado, clicada por Paulo Pinto e publicada no Estadão no ano passado. Jarbas Agnelli, músico e publicitário, ficou intrigado ao observá-la e intuiu que havia uma partitura na imagem, onde cada pássaro poderia ser uma nota musical:
“... resolvi tentar ‘tocá-la’, já que a imagem continha 5 fios, exatamente o números de linhas num pentagrama. Ao piano descobri que a melodia era doce e suave, quase infantil. Produzi então, após decidir por uma métrica e um tom, uma música com roupagem erudita, usando samples de um quarteto de cordas, flauta, clarinete, oboé e fagote, além de vibrafone e glockenspiel. Confesso que o resultado final dessa minha parceria com os pássaros me emocionou, e me levou a procurar o fotógrafo da foto na internet. Descobri facilmente Paulo Pinto (o fotógrafo também tinha nome de pássaro!), um renomado fotógrafo jornalístico, e lhe enviei a música, pedindo permissão para usar a foto. Ele prontamente me respondeu de volta, entusiasmado com o resultado, e, mais ainda, com o fato de eu ter visto o mesmo que ele viu no momento do clique. De posse da foto em alta resolução criei um vídeo simples, na tentativa de ilustrar minha linha de raciocínio. Uma foto, que virou uma música, que virou um vídeo.”
Jarbas Agnelli — Músico, publicitário e diretor da agência AD Studio.
Leia todos os detalhes dessa história e seus desdobramentos clicando no link do artigo “A música influencia o filme que influencia a música”, publicado na Revista Ponto Com.
Aproveite e aprecie a doce melodia que os pássaros nos enviaram, registrada por Paulo Pinto e decodificada por Jarbas Agnelli: