terça-feira, 12 de outubro de 2010

Quem vive no mar?


Um verme poliqueto (algo como uma minhoca marinha com muitíssimas cerdas), adequadamente chamado árvore-de-natal, residindo sobre o esqueleto de um coral.
Foto: John Huisman, Murdoch University.


Uma água-viva que, à maneira de uma espaçonave, navega em águas tropicais.
Foto: Larry Madin, Woods Hole Oceanographic Institution.


Uma espécie pouco conhecida, a lagartixa-da-rocha (mas não se engane: é um PEIXE).
Foto: Oystein Paulsen, MAR-ECO.

Em um esforço de cientistas do mundo inteiro, foi recentemente divulgado o último inventário da vida marinha — um censo por amostragem, voltado a revelar não o número exato (ou mesmo aproximado) de indivíduos que existem nos oceanos, e sim quantas espécies estão atualmente vivas (não necessariamente “bem de vida”), habitando mares afora (e adentro).

Números... O que representam esses números? Por que fazer a contagem de espécies e não de indivíduos, como em qualquer outro censo? Só para pensar: Um único e pequeno coral tem centenas, milhares de “indivíduos” que atuam em tamanha sintonia que formam algo como um único organismo. Uma sociedade perfeita, quase utópica. Mas como recensear uma utopia? Felizmente os cientistas nos explicam como trabalharam. Leia o texto clipado do site sobre o censo de vida marinha:

Representando a resposta mais abalizada e abrangente até o momento para uma das mais antigas questões da humanidade —“o que vive no mar?” —, os cientistas do Censo da Vida Marinha divulgaram um inventário da distribuição e diversidade de espécies em áreas-chave oceânicas mundiais. Eles trabalharam organizando informações, desde as coletadas ao longo de séculos até dados obtidos durante recentes censos decenais, para criar uma lista das espécies presentes em 25 regiões biologicamente representativas — desde as áreas antárticas até as árticas, passando pelas temperadas e tropicais. Essa documentação ajuda a determinar um ponto de partida para medir as mudanças que serão provocadas pela humanidade e pela natureza.

Aproveite para mergulhar no site, sem precisar de escafandro, e navegar em mais imagens (fotos e vídeos): http://origin.coml.org/ 
 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger