Campo Grande é a terceira cidade a receber Rebobine, Por Favor – A Exposição, depois de Nova York, Rio e São Paulo. Suas instalações estarão abertas de 26 de outubro a 14 de novembro no Museu de Arte Contemporânea (MARCO).
Com criação do cineasta francês Michel Gondry, a exposição utiliza a idéia central do divertido filme homônimo por ele dirigido. No filme ― Rebobine, Por Favor ―, o personagem principal (Jack Black), após desmagnetizar acidentalmente as fitas da videolocadora em que trabalha, decide substituir o conteúdo irremediavelmente perdido, utilizando para isso suas próprias produções. E começa a filmar, fazendo regravações de “O Rei Leão”, “Robocop”, “Caça Fantasmas”, “Conduzindo Miss Daisy” e muitos outros títulos famosos, com cenários e figurinos que são, literalmente, de fundo de quintal.
Como todo visitante, você poderá percorrer os cenários que compõem esta singular exposição, mas se você convive com um cineasta adormecido em sua imaginação, chegou sua grande chance de realizar um filme, num processo criativo totalmente original, utilizando os cenários criados pelo diretor Michel Gondry.
Para participar como “cineasta”, inscreva-se com antecedência (as vagas são limitadas). Acesse o site, telefone para o MARCO e tire suas dúvidas. Será necessário participar de workshops em dois horários durante a semana e um horário nos finais de semana, onde o grupo, de até 15 pessoas, fará o planejamento básico da filmagem. Após participar do workshop, o grupo terá à disposição uma câmera, fornecida pelos produtores da mostra, além de equipamento de luz.
A exposição é gratuita e os vídeos realizados estarão disponíveis para serem vistos na “Locadora” ― um dos cenários expostos, que reconstitui a videolocadora do filme homônimo dirigido por Gondry, já lançado no Brasil (veja o trailer postado abaixo).
Proporcionar ao público uma oportunidade única de “interagir cinema”, numa linguagem moderna, democrática e original, é o intuito desta exposição. “Trata-se de um conteúdo simples e ao mesmo tempo extremamente criativo, uma junção rara nos dias atuais. Não tenho dúvidas de que as pessoas que visitarem a exposição se surpreenderão tanto quanto eu me surpreendi quando tive o primeiro contato com ela, em Nova York”, afirma Lia Vissotto, diretora da Cinnamon Comunicação, que em 2008 montou a exposição em São Paulo (no Museu da Imagem e do Som) e em 2009 no Rio de Janeiro (no Centro Cultural Banco do Brasil).
Rebobine, Por Favor – A Exposição
ENDEREÇO: Rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas, Campo Grande, MS.
DATA: de 26 de outubro a 14 de novembro
HORÁRIOS PARA VISITAÇÃO: de terça a sexta-feira das 12h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 14h às 18h.
TELEFONE PARA INFORMAÇÕES: (67) 3326-7449ENTRADA GRATUITA
WORKSHOPS: de terça a domingo, em horários especiais (grupos de até 15 pessoas – sete inscrições prévias pelo site da exposição e oito no MARCO, através dos monitores).
SITE DA EXPOSIÇÃO: http://www.rebobineporfavorexposicao.com.br/site.html
SOBRE O DIRETOR: para conhecer (ou relembrar) a filmografia de Gondry, acesse o site da exposição.