segunda-feira, 21 de março de 2011

“Haruo Ohara” ― O premiado filme sobre o fotógrafo lavrador


Realizado em 2010 pela Kinoarte, com o patrocínio do Ministério da Cultura, o filme mostra a vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999), que por mais de 50 anos produziu quase 20 mil fotos da região de Londrina, no interior do Paraná ― obra que hoje integra o acervo do Instituto Moreira Salles. Produzido por Bruno Gehring, o filme teve direção, roteiro e montagem de Rodrigo Grota, fotografia de Carlos Ebert, direção de arte de José de Aguiar e um elenco formado por Marco Hisatomi, Márcia Kinjo, Rogério Ivano e César Sumyia.

Até o momento, o curta metragem “Haruo Ohara” (com duração de 16 minutos, filmado em cores e P&B), recebeu os seguintes prêmios:

Melhor Filme (Júri Oficial e Júri Estudantil), Melhor Direção (para Rodrigo Grota), Melhor Fotografia (para Carlos Ebert) e Prêmio de Aquisição do Canal Brasil, no 38.º Festival de Cinema de Gramado. Prêmio Onda Curta no 20.º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Melhor Produção (para Bruno Gehring) e Menção Honrosa para a Fotografia (de Carlos Ebert) no 17.º Vitória Cine Vídeo. Prêmio Especial do Júri no Goiamum Audiovisual, em Natal (RN), e Menção Honrosa no II Curta Carajás, festival realizado em Parauapebas, no Pará.

Agora, bem informado, assista a alguns trechos do filme:



 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger