sábado, 25 de junho de 2011

Sonhar melhora a criatividade

FONTE DA IMAGEM: LA Times

Por experiência própria todo mundo já sabe que uma boa noite de sono faz maravilhas. No dia seguinte, tudo (ou quase tudo) pode ser resolvido. Mas as novas descobertas da ciência vão um pouco além: para soluções com criatividade, não basta dormir... É preciso sonhar!

Publicado na revista científica PNAS, um estudo revela que antes de realizarem tarefas que requerem criatividade para associar ideias, as pessoas que tiram um cochilo e sonham têm um desempenho sensivelmente melhor do que aquelas que cochilam sem sonhar.

Para os autores da pesquisa, da Universidade de San Diego (EUA), a explicação está nas atividades cerebrais que durante a fase dos sonhos ativam diferentes redes neurais, estimulando conexões que mais tarde, quando estivermos acordados, nos facilitarão desenvolver associações inovadoras e originais.

Bem que minha avó dizia: “Quem sonha vive melhor!”. Talvez estivesse se referindo a ter metas, aspirações, embora ela também não se separasse de um surrado livrinho de bolso intitulado “O significado dos sonhos”. Nesse quesito, a hereditariedade se manifestou. Eu sonho tanto que, por vezes, o faço em capítulos. O de amanhã pode começar onde o de hoje terminou. Quando isso acontece, é muito curioso. Por mais que tente imaginar, em estado desperto, as várias possibilidades de continuidade, jamais acertei. O capítulo seguinte sempre me surpreende com um enredo inesperado. A tal criatividade que os cientistas constataram deve residir aí também.
 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger