sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Estimulando o debate sobre o Código Florestal

Para quem está cheio de “certezas” e também para quem ainda tem “dúvidas”, a revista eletrônica Click Ciência de setembro oferece uma edição especial sobre o Código Florestal, com seis reportagens e uma entrevista que, com certeza, estimularão o debate sobre o tema. 

A Click Ciência é editada sob responsabilidade técnica da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), do estado de São Paulo. Os textos sobre o Código Florestal podem ser acessados nos links a seguir:

Código Florestal para quê?
Conheça algumas das funções ambientais garantidas pelas áreas de preservação e os riscos a sua manutenção presentes na proposta de alteração do Código Florestal.

O Código e a Biodiversidade
Pesquisadores alertam para os riscos da fragmentação e apontam a importância das diferentes espécies animais e vegetais, inclusive para a atividade econômica.

Desastres, clima e o novo Código Florestal
As ocupações irregulares de terra não apenas contribuem para a ocorrência dos desastres, mas também agravam em muito suas conseqüências.

Agricultura pode (e deve) combinar com conservação
A expansão agrícola brasileira depende de incrementos na produtividade da terra, e não do tamanho das áreas cultivadas, defendem pesquisadores.

Código Florestal para quem?
Pesquisadores questionam as relações estabelecidas entre benefícios e prejuízos no debate sobre as alterações na legislação ambiental brasileira.

Um Código Florestal para a sociedade
Pesquisadores apontam o que julgam necessário para o aprimoramento da legislação ambiental brasileira, o que inclui a manutenção do Código atual, porém com fiscalização mais eficaz.

O Código e a Água – Entrevista com José Galizia Tundisi
Em entrevista a ClickCiência, o presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, José G. Tundisi, fala sobre os possíveis impactos que as alterações propostas ao Código Florestal podem acarretar nos recursos hídricos.


 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger