Dar uma boa gargalhada libera substâncias químicas que agem como analgésicos naturais, reduzindo a dor, como indica uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.
O coordenador da pesquisa, Robin Dunbar, acredita que uma risada incontrolável libera endorfina, uma substância que não apenas gera certa euforia, mas também atua como analgésico. “É o esvaziamento dos pulmões que causa o efeito”, disse o pesquisador à BBC.
Mas atenção: a pesquisa indicou que uma risadinha contida não basta; é preciso liberar uma boa gargalhada para que o efeito redutor da dor se manifeste.
Fiz biologia no século passado, tenho mestrado e doutorado em ecologia (UNICAMP) e passei quase toda a minha vida trabalhando como cientista e professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Estou aposentada e agora me dedico ao prazer de falar e escrever sobre o que gosto, às vezes sobre o que não gosto, mudar de opinião quando estiver convencida que sim e ter uma vida longa e próspera (como diria Sr. Spock)!