A partir de hoje, dia 1.° de setembro, está aberto ao público o Centro de Educação Ambiental (CEA), recém-inaugurado pela prefeitura de Campo Grande.
O CEA está localizado no Carandá Bosque I, na região popularmente conhecida como “Polonês”, em terreno de aproximadamente 500 m² que abrange grande área verde (com muitas árvores frutíferas e trilhas para caminhadas), além de uma casa popular construída de forma sustentável e dois auditórios para treinamentos e palestras sobre educação ambiental, inclusive para a capacitação de catadores de coleta seletiva de lixo.
![]() |
Vista parcial do CEA, mostrando a construção feita com material reciclado, em fase de acabamento. (Foto: Lairtes Chaves.)
|
Em entrevista para o jornal Diário Digital sobre a casa de 31 m² , o arquiteto Júlio Lima Vera ressaltou a utilização de materiais sustentáveis, da fundação à cobertura da moradia:
“Temos uma captação pluvial, os vidros das janelas são recicláveis, a fundação foi feita com concreto ecológico e o material da parede substituiu a brita por raspas de pneus. As janelas são de madeira de pínus, de árvores de reflorestamento, e o telhado também utiliza madeira pínus. Os tijolos são resíduos de construção civil e a tinta foi de resíduos de marmoraria.”
Além disso, o arquiteto explicou que no banheiro foi instalado um chuveiro, recém-lançado no mercado nacional, que apresenta gasto mínimo de energia em comparação com chuveiros elétricos convencionais. A casa também dispõe de aquecimento solar, com duas placas fotovoltaicas que permitem que “quatro lâmpadas e uma TV fiquem ligadas”, informou Júlio Lima, lembrando que a residência conta com um sistema de tratamento biológico de seu esgoto, sem adição de produtos químicos, permitindo o reaproveitamento da água e evitando contaminação.
Enfim, uma casa ecologicamente correta. E ponha-se correta nisso!
Para visitar o Centro de Educação Ambiental, usufruir de sua área de lazer, caminhar por suas trilhas e conhecer a casa construída com materiais sustentáveis, é necessário (pelo menos por enquanto, no início de suas atividades) entrar em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbanístico), através do telefone (67)3313-9051, para agendar dia e horário.
FONTE DO TEXTO:
Jornal Diário Digital, edição 257, de 31/agosto/2011.