FONTE DA IMAGEM: Gravura de Giovanni Battista Braccelli, 1624 – Biblioteca Digital Mundial.
Aí está um fragmento de um “presente” da - http://www.wdl.org/pt/ - Biblioteca Digital Mundial: um livro de gravuras de Giovanni Battista Braccelli publicado em Livorno, Itália, em 1624, com o título Bizzarie di varie figure (algo como “Excentricidades de figuras diversas”).
O site da biblioteca descreve a obra como “designs curiosos” e comenta que Braccelli construiu “um conjunto de 50 gravuras a água-forte em celebração da figura humana de formas geométricas. Quadrados, triângulos, círculos e paralelogramos substituem músculo, ossos e tecidos, descrevendo o corpo num novo vocabulário visual”. O site informa também que as obras de Braccelli são muito raras e que esta cópia, da Coleção da Biblioteca do Congresso, é o exemplar mais completo de que se tem conhecimento.
Fiquei impressionada com os desenhos e fiz associações imediatas. As figuras da gravura acima (duas mulheres?) me parecem modelos do francês Courrèges desfilando, em 1963, suas últimas criações com formas geométricas e metálicas. Sua coleção “space age” (“idade espacial”) entrou para a história da moda representando a revolução Courrèges dos anos 60. Que curioso. Um francês, três séculos depois, utilizaria um estilo tão similar... E era designado como “futurista”. Quem foi Braccelli então? Um viajante do tempo? Nas suas idas e vindas ele deve ter conhecido Barbarella...