segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rios voadores


Você já se perguntou alguma vez de onde vem grande parte da chuva que cai sobre sua cidade em Mato Grosso do Sul? 

FONTE DA IMAGEM: National Geographic      

Os cientistas afirmam que as nuvens que nos trazem chuvas são, em sua maioria esmagadora, alimentadas por “rios voadores”. Essa expressão foi cunhada para explicar, com um toque poético, um fenômeno real:

“Rios voadores são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam em cima de nossa cabeça transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil.”

No site www.riosvoadores.com.br está a explicação de como é captada a água que dará origem aos tais rios que voam: “A Floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da floresta esquentada pelo sol tropical, as árvores devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante.”

E o site também esclarece o mecanismo de deslocamento dos rios voadores: “Propelidas em direção ao oeste pelos ventos alíseos, as massas de ar carregadas de umidade – boa parte dela proveniente da evapotranspiração da floresta – encontram a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes. Elas se precipitam parcialmente nas encostas da cadeia de montanhas, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Barradas pelo paredão de quatro mil metros, as correntes aéreas ainda carregadas de vapor d’água (rios voadores), fazem a curva e partem em direção ao sul, para as regiões do centro-oeste, sudeste e sul do Brasil e os países vizinhos. É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil devem muito a um acidente geográfico localizado fora do país”.

E à Floresta Amazônica devem mais, muito mais! Sem ela, possivelmente, nenhum rio voador teria água suficiente para chegar até nós e cair como chuva.   

Veja um diagrama que mostra, em detalhes, o caminho dos rios voadores através da América do Sul:

 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger