Quando comecei a coletar informações para uma série de posts sobre o tema “COMUNICAÇÃO É TUDO...”, queria alguma coisa especial para o primeiro. Foi quando me lembrei da imagem acima, um “cartão de visita” dos habitantes do planeta Terra para civilizações alienígenas inteligentes. Uma imagem perfeita para minha proposta. Até então não sabia que um de seus idealizadores havia sido Carl Sagan. Hoje está tudo esclarecido para mim: a sonda espacial Pioneer 10 foi portadora da obra de um dos últimos cientistas românticos. Acredito até que, logo após planejar o aceno da figura masculina, ele se conteve para não colocar uma rosa na mão da mulher. (A propósito, Carl Sagan, um dos mais importantes divulgadores da ciência no século XX, também foi um pioneiro no estudo da exobiologia ― ciência que estuda como os ambientes extraterrestres podem afetar organismos vivos e também as possibilidades de existência de vida extraterrena.)
Conheça a história desse “nosso cartão de visita”:
No dia 2 de março de 1972 a NASA lançou uma de suas sondas da Missão Pioneer, a Pioneer 10, primeira espaçonave não-tripulada a atravessar o cinturão de asteróides e também a primeira a fazer observações diretas e obter imagens de Júpiter (quase em close). Eram os tempos das façanhas espaciais pioneiras.
Mas a Pioneer 10 fez muito mais do que qualquer outra missão enviada ao sistema solar: ela carregou consigo, firmemente afixada às hastes de sustentação de sua antena, uma pequena placa com um “mapinha”: um cartão com endereço. O cartão continha desenhos da localização do planeta Terra, incluindo imagens de corpo inteiro de seus habitantes, com dicas sobre nosso estágio de desenvolvimento científico.
A placa, de 15 por 23 cm , confeccionada em alumínio anodizado a ouro, tinha inicialmente a mera função de proteger a antena da erosão causada por poeira estelar. Sua posição estratégica merecia, porém, mais que um simples logotipo da NASA. Foi quando os astrônomos Carl Sagan e Frank Drake entraram em cena, criando o conteúdo informativo em que se destacam um homem e uma mulher em frente a um contorno esquemático da espaçonave. Tudo foi planejado detalhadamente. O homem traz a mão levantada, num gesto de boa vontade. A conformação física do homem e da mulher foi determinada por análise computadorizada de dados de uma pessoa média de nossa civilização.
Segundo a NASA, “a chave para interpretação da placa consiste em entender a composição do elemento mais comum do universo – o hidrogênio. Esse elemento está esquematizado no canto superior esquerdo, mostrando a transição hiperfina do hidrogênio atômico neutro. Quem quer que provenha de uma civilização cientificamente educada que disponha de conhecimento suficiente sobre o hidrogênio conseguiria interpretar a mensagem”.
Para ajudar os extraterrestres a nos localizarem, a placa mostra a posição do Sol com relação a 14 pulsares e ao centro da galáxia. O desenho inferior representa o Sol e os planetas do sistema solar e suas distâncias binárias relativas. Note que uma seta indica a trajetória da sonda, mostrando que ela foi lançada do terceiro planeta (ou seja, da Terra).
De 2 de março de 1972 até hoje... O que terá acontecido com a Pioneer 10? Ainda estará viajando pelo espaço com nosso cartãozinho pendurado? Seu último sinal, muito fraco, foi recebido pela Deep Space Network da NASA em 23 de janeiro de 2003, quase 31 anos após seu lançamento.
A fonte de energia de radioisótopos da Pioneer 10 sofreu decaimento radioativo e pode não ter força suficiente para enviar novas transmissões à Terra, informam os engenheiros da NASA. Houve ainda uma tentativa final para localizar seu sinal, em março de 2006, mas não se conseguiu detectar nenhuma resposta da espaçonave. Enquanto isso, a Pioneer 10 segue à deriva pelo imenso oceano cósmico, tal qual uma garrafa lançada por um náufrago.
_______________________
Para acessar a imagem da placa no site da NASA e ampliá-la (muito interessante para visualizar detalhes do “cartão de visita”), clique AQUI.
Para saber mais sobre a Missão PIONEER:
FONTE DA IMAGEM: Site da NASA – Reprodução da placa, com desenhos gravados que representam o sistema solar e a raça humana, que foi afixada à sonda Pioneer 10, lançada em 1972.
FONTE DAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE A PLACA “NOSSO CARTÃO DE VISITA”: Site da NASA - http://www.nasa.gov/