domingo, 20 de novembro de 2011

Benetton e sua famosa estratégia: polemizar!


Se você não conhece, a Benetton é um grupo italiano que já fez muito sucesso no Brasil (no final dos anos 80 e início dos 90), não exatamente por seus jeans e camisetas coloridas, mas por suas campanhas publicitárias polêmicas, que na época deram muito o que falar (e ainda dão). Veja uma delas, veiculada em 1991, com o nome de “Angel & Devil” (“Anjo & Demônio”):


O fotógrafo Oliviero Toscani foi o grande parceiro do grupo Benetton, desde os anos 80, ao criar imagens de impacto que exasperavam diversos segmentos da sociedade e instituições, tais como a Igreja Católica no beijo entre o padre e a freira:


E hoje, cerca de vinte anos depois de sua fase mais agressiva (publicitariamente falando), a Benetton retorna distribuindo mais beijos na boca, entre líderes adversários. Todos eles são falsos (os beijos, é claro). Um deles, entre o papa Bento XVI e o imã sunita Ahmed El Tayeb, foi condenado pelo Vaticano, que não só o qualificou como “uma grave falta de respeito com o papa”, como também ameaçou processar a Benetton, que, educadamente, publicou seu pedido de desculpas e deletou a fotomontagem de seu site.

A proposta da campanha não tem meias palavras: cada beijo entre os adversários vem com um apelo para o fim do ódio – UNHATE (algo como “desodiar”). E, devo confessar, me diverti com duas das imagens. As que mostram beijos entre a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy (mais parecendo um “selinho” roubado pela alemã) e entre Barack Obama e Hugo Chávez (que me leva a rir pelo clima de latin lover que paira entre os dois). Veja as cenas, ou melhor, as fotomontagens:





 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger