quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Depois das cicatrizes, um projeto: “Câncer de mama não é uma fita cor-de-rosa”


A repórter do The Wall Street Journal ficou impressionada: “Passeando por uma rua de Nova York, deparei com um cartaz que me tirou a fala: uma mulher jovem com cicatriz de mastectomia. O cartaz dizia: ‘Câncer de mama não é uma fita cor-de-rosa’. Eles têm razão, sem dúvida. Mas o realismo gritante me sacudiu”.

As imagens aqui mostradas, fortes e cheias de dignidade, fazem parte de The SCAR Project (Projeto CICATRIZ), uma exposição fotográfica de sobreviventes de câncer de mama com menos de 40 anos, idealizada por David Jay, um fotógrafo de moda que trabalha na Austrália. (Essa doença é hoje a principal causa de morte em mulheres jovens de 15 a 40 anos em todo o mundo.) Retirando o véu que sempre cobriu a crueza da doença, as fotos de Jay nos forçam a ficar cara a cara com a dimensão humana das lutas e vitórias pessoais associados a essa realidade.


Como fotógrafo profissional, Jay está em contato com o universo da moda e beleza há mais de 15 anos e ficou pessoalmente tocado pela doença quando uma amiga próxima foi diagnosticada com câncer de mama aos 32 anos. Tal impacto o levou a criar The SCAR Project, dedicando-se ao longo dos últimos três anos a retratar mulheres que vêm lutando contra o câncer de mama. O resultado foi forte e pungente.


As fotos chegam a público no momento em que muitas instituições beneficentes voltadas ao câncer de mama estão sendo criticadas ao reduzirem a conscientização sobre a doença a ações prosaicas, como marchas e fitas cor-de-rosa. The SCAR Project é de certa forma o oposto do que uma fita rosa simboliza. Em vez de evitar a face humana da doença, o projeto obriga as pessoas a se aproximarem desconfortavelmente a esse confronto realístico.


Falando sobre o projeto Jay diz: “Para essas mulheres jovens, ser retratadas parece representar sua vitória pessoal sobre essa doença atemorizante. Isso as ajuda a recuperar sua feminilidade, sua sexualidade, identidade e poder, após terem sido despojadas de uma parte importante disso tudo. Através dessas imagens simples, elas parecem começar a aceitar o que lhe aconteceu e a ganhar força para seguir em frente com orgulho”.

Conheça mais detalhes sobre o projeto acessando o site

[FONTE DAS IMAGENS: Fotos de David Jay – The SCAR Project site]

 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger