segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Luzes de Natal em Dourados


Esta é a primeira vez que sou testemunha de como uma cidade pode se alegrar do dia pra noite. Algumas decisões, fortes parcerias, um projeto bem elaborado, sob a responsabilidade técnica da arquiteta Lolita Azambuja, com a colaboração da artista plástica Andréa Queiroz Alves e de uma centena de voluntários, além de muito, muito trabalho, transformaram uma proposta ─ que poderia ser considerada um mero estímulo ao consumo natalino ─ em um toque de magia sobre o centro da cidade.

E tudo começou meses atrás, quando percebi que algumas amigas estavam por demais atarefadas e só falavam no (então distante) Natal: Lolita, Andréa, Ely Oliveira e Elizabeth Salomão. Foi inevitável dar palpites (desnecessários, é claro!) e deixar-se contagiar pelo clima de trabalho que elas criaram de forma tão prazerosa. Nunca liguei muito para Natal. Mas desta vez... Fiquei impressionada com a dedicação dos voluntários e a alegria de cada um deles ao montarem uma flor a partir de uma garrafa PET, recortarem um plástico vermelho ou pintarem uma velha calota de carro, detalhada e cuidadosamente. E assim, vi uma árvore de Natal ser construída com o reaproveitamento de rodas de bicicletas, hélices de ventiladores, CDs, calotas e garrafas de plástico.

Dourados... Tenho um carinho especial por ela, minha cidade natal. E, ao caminhar através das luzes natalinas da Praça Antônio João e da Av. Marcelino Pires, me deixei levar pelas imagens e senti que a cidade falava, sussurrando, ainda frágil: “Fui maltratada, espezinhada e roubada em meu passado recente, mas continuo viva e estou reagindo.” Tive uma vontade enorme de abraçar minha cidade. E foi então que percebi que um clima de paz e renascimento tomava conta do lugar. Não deve ter sido por acaso que a árvore de Natal transformou sucata em cores e luzes.

Espero que os desejos de Dourados sejam atendidos, a começar por um Feliz Natal!


Teste final de iluminação, com a árvore ainda sem a ponteira.


A árvore pronta (foto de Hédio Fazan).


Pórticos do presépio (à direita) e casa do Papai Noel (à esquerda), na Praça Antônio João (foto de Hédio Fazan).


Avenida Marcelino Pires (foto de Hédio Fazan).

 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger