Após o estrondoso sucesso do vídeo “The Story of Stuff” (“A História das Coisas”), com mais de 15 milhões de acessos, sua autora, Annie Leonard, vem criando mais filmes “educativos”, tais como este:
“The Story of Electronics” (“A História dos Eletrônicos”) utiliza o estilo de “A História das Coisas” para mostrar os efeitos colaterais da revolução high-tech: 25 milhões de toneladas de lixo eletrônico (que continua crescendo), além de trabalhadores envenenados e da conta que fica para o bolso do público. A apresentadora Annie Leonard leva os espectadores em um passeio que vai desde as minas e fábricas onde nascem nossos apetrechos eletrônicos, até os assustadores postos de reciclagem caseiros da China, onde muitos desses produtos acabam chegando.
O filme termina com um alerta sobre a premente necessidade de um programa governamental do tipo Race to the Top (algo como “corrida até o topo”, um programa criado no governo Obama para incentivo à melhoria da qualidade de ensino). Annie Leonard propõe um Race to the Top como incentivo ao desenvolvimento de eletrônicos em versão verde, com designers competindo para criar produtos duradouros, isentos de substâncias tóxicas e que sejam integralmente recicláveis com facilidade (ou seja, nada de “totalmente reciclável” após 600 anos na natureza). A proposta vem recebendo forte apoio de consumidores (e eleitores) esclarecidos.
Sempre é bom ficar sabendo como anda a política dos produtos verdes nos Estados Unidos, “pátria” do consumo, mas também surpreendente gerador de críticas a seus próprios hábitos. Afinal, lá foi um dos berços dos movimentos de contracultura, que se alastraram pelo mundo na década de 60.
Para conhecer melhor quem é Annie Leonard, clique AQUI.
O filme tem legendas em vários idiomas. Para escolher qual, clique sobre o pequeno quadrado à direita [CC] e escolha o idioma.
O filme tem legendas em vários idiomas. Para escolher qual, clique sobre o pequeno quadrado à direita [CC] e escolha o idioma.