quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O calendário maia e o ano 2012


Em breve vão estar pipocando todas as péssimas previsões para o ano que acaba de nascer, baseadas no calendário maia, com destaque para a já conhecida profecia de que o mundo vai acabar em 2012. Más notícias voam, pois há um público ávido por elas.

E a nova interpretação sobre as inscrições maias pouco foi noticiada: “Em vez de predizer o fim do mundo, na realidade a mensagem dos maias faz referência à chegada de um deus em 2012”. Essa é a conclusão da análise dos hieróglifos feita por Sven Gronemeyer, da Universidade La Trobe, na Austrália, apresentada no sítio arqueológico de Palenque, no sul do México, no final de novembro de 2011.

As interpretações de Gronemeyer são baseadas em uma tábua de pedra, encontrada anos atrás, no sítio arqueológico de Tortuguero, na costa do Golfo do México. Ele concluiu que a inscrição prevê o retorno do misterioso deus maia Bolon Yokte (deus da criação e da guerra) no final de um período de 13 ciclos de 400 anos, conhecidos como baktuns, o que corresponde ao dia 21 de dezembro de 2012. Segundo o pesquisador, não há nada de apocalíptico nessa data.


FONTES DO TEXTO: Instituto de Antropologia e História do México (INAH) e The Guardian.

FONTE DA IMAGEM: History Channel - Victor Habbick/Shuttersotck.

 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger