sábado, 17 de março de 2012

A ciência brasileira está mais pobre: faleceram César Ades e Aziz Ab'Sáber

Uma semana de perdas irreparáveis para a ciência nacional. O luto cobre a USP pelo falecimento de dois grandes cientistas: o psicólogo César Ades e o geógrafo Aziz Ab’Sáber.

Na quarta-feira, 14 de março, no Hospital das Clínicas em São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de março devido a um atropelamento (na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, a duas quadras da Av. Paulista), faleceu César Ades, com 69 anos. Ele era professor livre-docente do Instituto de Psicologia da USP e uma referência mundial na área de pesquisa de comportamento animal. Saiba mais sobre César Ades clicando AQUI.

César Ades em uma foto recente, divulgada pelo IP-USP.

Na sexta-feira, 16 de março, faleceu Aziz Ab’Sáber (com 87 anos) em São Paulo, de causas naturais. Ele era pesquisador aposentado da USP e um dos maiores especialistas em geografia do país, além de um ativo cientista e profundo conhecedor de preservação ambiental e biodiversidade. A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab'Sáber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro, publicou um texto detalhado sobre sua vida e obra na revista Ciência Hoje:

Aziz Ab'Sáber, ao receber o troféu Juca Pato 2011 de Intelectual do Ano / Foto de Silva Júnior - Folhapress





 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger