quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Quem é André Matos Moreira?




Ele nasceu no dia 10 de outubro de 1984 e apaixonou-se perdidamente pela música aos quatro anos de idade, sem nem sequer entender que ela vinha de um piano. Essa paixão prematura foi observada por sua avó, Clarinda de Matos Moreira, que soube respeitar os desejos de seu pequeno neto e encaminhá-lo para receber aulas de piano clássico aos cinco anos, em Dourados, Mato Grosso do Sul, sua cidade natal.

Com o constante incentivo da família, em 2000, André Matos Moreira concluiu o curso de nível técnico em piano, em Campo Grande, MS, e aos 18 anos partiu para Goiás onde estudou, trabalhou em um conservatório e começou a firmar-se como pianista em parceria com um preparador vocal. Na época, dedicou-se também a produzir arranjos, compor e a dirigir gravações. Estudou durante cinco anos no Conservatório de Goiás, enquanto ministrava aulas de piano em Goianésia e Goiânia e dirigia um coro vocal em Ceres.

Voltou a Dourados em 2007 e tornou-se pianista auxiliar na Igreja Presbiteriana do Brasil – a “Igreja do Relógio”. Nesse ano participou de um concurso internacional de piano promovido pela Associação e Academia Musical Paranaense, concorrendo com cerca de 180 pianistas, em três fases eliminatórias, André obteve o terceiro lugar na fase final.

Em 2008 realizou um curso técnico de afinação e restauração de piano, em Campo Grande, com Albino Ferraz. Durante o Simpósio da Música Brasileira de 2009, em Campinas (SP) iniciou estudos de piano com ênfase em arranjo, improvisação e harmonia. Durante o ano de 2010, estudou regência e condução de coro e orquestra na Escola de Música do Instituto Adventista de Ensino (IAE), em Engenheiro Coelho, SP. Ao retornar para Dourados, no final de 2010, assumiu o cargo de pianista titular e regente do coro na Igreja do Relógio.

André realizou concertos em Ceres e Goiânia (2005), em Campo Grande (“Concerto de Natal”, 2008; “Homenagem à Música Popular Brasileira – Noite de Seresta”, 2009), Dourados (“Concerto Jovem”, 2009; “Concerto para dois pianos”, 2010; “Concerto para piano”, 2012; “Festival Douradense de Música”, 2014) e em Naviraí (“Recital de Piano”, 2014).

No período de 2013 e 2014, conduziu o projeto de canto coral do Hospital da Vida, em Dourados, para cerca de 20 funcionários. Outro coral também ensaiado e conduzido por André Matos Moreira foi o da congregação católica das Irmãs Clarissas, de 2014 até julho de 2015, também em Dourados. Atendendo a um convite do pároco, padre Crispim Guimarães, André foi o pianista da missa solene da reinauguração da Catedral Imaculada Conceição de Dourados, em junho de 2015.

Atualmente, André dedica-se aos seus alunos no “Espaço da Música” e à preparação de recitais e concertos de piano.

CONTATOS:
“Espaço da Música” – Av. Weimar Torres, 2447 – (67) 9225-5922
WhatsApp: (67) 9225-5922

Conheça mais sobre André Matos Moreira e seu trabalho:
·        https://vimeo.com/140156795
http://www.mariaeugeniaamaral.com/2011/11/um-menino-andre-matos-e-seus-desejos.html

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Concerto do pianista André Matos Moreira


O concerto terá peças eruditas dos compositores Bach, Handel, Mozart e Beethoven. Nele, o pianista apresentará minuetos, fugas e prelúdios de Bach, oratórios de Handel e concertos de Mozart e Beethoven, viajando pela música sacra e profana do período barroco ao período romântico.

Mesmo sendo realizado em uma igreja, o concerto não é religioso. A nave da “Igreja do Relógio” (como a Igreja Presbiteriana local é carinhosamente denominada) possui um belo piano de cauda e uma acústica excelente, condições ideais para esse evento. Cabe ressaltar que, cada vez mais, na Europa e em muitas capitais brasileiras, as igrejas têm sido utilizadas para concertos e recitais. Tal uso, amplia a visão de que as edificações destinadas para diferentes religiões, com suas acústicas especiais, também devem servir a comunidade com a música que, mesmo secular, é uma dádiva divina.

O concerto será iniciado pontualmente às 20h e terá duração de uma hora. O pianista convida a todos e solicita aos pais que não levem crianças que, com sua alegria e espontaneidade, possam interferir no som local.

Concerto Erudito – André Matos Moreira

Local: “Igreja do Relógio” – Igreja Presbiteriana do Brasil

Data: 10 de outubro de 2015 – sábado – às 20h

Endereço: Av. Marcelino Pires, 2233 – Dourados, MS

Contato: (67) 3421-0381

Entrada franca




 

Blog da Maria Eugênia Amaral Copyright © 2011 -- Powered by Blogger